Gwaza Muthine 128 Anos


 128 ANOS GWAZA MUTHINI - Mais de 50 mil pessoas marcaram presença num espetáculo de muita festa e alegria.


*Companhia nacional de canto e dança 💃 de Itália (Roma), surpreende com os sons da Timbila e a dança da Marrabenta.*


Mais uma vez os moçambicanos marcaram presença nas festividades ontem (2/2/23) na vila-sede de Marracuene para evocar os heróis de resistência contra a ocupação colonial portuguesa.


Os 128 anos de Gwaza Muthini foi uma grandiosa festa popular, onde milhares de pessoas afluíram, uma festa que iniciou logo pela manhã com as cerimônias tradicionais e terminou as 5h da manhã do dia 3/2, com muito espetáculo, cor e música a mistura.


Portanto 24h de festa, cerimônias dirigidas pelo Governador da província de Maputo Júlio Jose Parruque, que disse ser importante comemorar a data, mas numa perspectiva de transmissão de referências do passado para as novas e futuras gerações como forma de inspirá-las para os desafios do país e em prol da construção e consolidação da Nação moçambicana,  contou ainda com a presença de outras individualidades da vida política, social, desportiva e cultural do nosso país.


Evento serve ainda de pretexto para um passeio à Marracuene, o que possibilita também a promoção do turismo nacional, enquanto se assiste ao espectáculo musical que é acompanhado também por danças tradicionais e outros cânticos de evocação da moçambicanidade e dos heróis nacionais.


O evento deste ano ainda contou muita gastronomia oferecida pelo governo distrital num almoço que juntou mais de 5.000 pessoas, também não faltou o tradicional Canhu.


O prato forte do dia foi sem dúvida os 2 espetáculos musicais, em 2 palcos e mais de 40 artistas nacionais e estrangeiros, que abrilhantaram o evento 

para mais de 50.000 espetadores que deliraram e deliciaram com o vasto e incrível repertório cultural.


Noite adentro até ao amanhecer os milhares de espetadores viram actuar artistas provenientes não somente do distrito de Marracuene, como também da capital do país, da província do Maputo, outras províncias do país assim como a surpreendente companhia nacional de canto e dança de Italia que nós deliciou ao son da Timbila com muita marrabenta.


É por isso que quando chega esta data a pacata vila de Marracuene muda de rosto e transforma-se num grande centro de acomodação de gente proveniente de todos os pontos da província de Maputo e de outras paragens do país para homenagear os guerreiros moçambicanos e beber um pouco da nossa história e do canhu colocado à disposição de todos.


Lembrar que as festividades do Gwaza Muthini perseguem hoje e amanhã com seguinte programa : MAPUTO

*   LOCAL: CENTRO INTERNACIONAL DE CONFERÊNCIAS |. CHISSANO 18:30H - 22.00H.

*   LOCAL: CENTRO CULTURAL DE MATALANA 10:30H - 15.00.


*MARRACUENE, ONDE O SOL NASCE, A CULTURA SE FUNDE E VOCÊ PODE ACREDITAR, VIVER E ALCANÇAR!*

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem